Projetos
Condomínio Sustentável na Armação dos Búzios
O Projeto está embasado nos conceitos da sustentabilidade. O eixo determinante das decisões projetuais foi a sustentabilidade.
O terreno tem 22.000 metros quadrados, e área construída aproximadamente de 4.000 metros quadrados, distribuídas entre área de serviço, área de lazer e as nove reidências. Consideraram-se a orientação solar, os ventos predominantes e a topografia para a correta orientação dos volumes arquitetônicos, garantindo conforto ambiental. Com o intuito de promover o convívio harmônico entre as áreas do condomínio, adotaram-se afastamentos generosos entre estas, além da preservação e plantio da massa arbórea nativa. As plantas arquitetônicas seguiram o sistema modular de 0,625 centímetros; gerando duas plantas tipo semelhantes, uma em que a casa é em aclive e outra em declive, totalizando 7 residências em aclive e 2 em declive. São casas duplex compostas de salas (estar e jantar), cozinha, 4 suítes com varandas integradas, lago, churrasqueira, dependências de empregada, área de serviço, 2 vagas de garagem, além de um mirante verde e uma horta em cada unidade. O condomínio tem uma área de lazer composta de piscina adulto, piscina infantil, sauna, churrasqueira, espaço gourmet, salão de jogos, banheiros, duchas, espaço cyber e um mirante verde. A acessibilidade universal está presente, contando com rampas e plataformas eletrônicas.
As determinações do sistema construtivo, dos materiais, dos sistemas tecnológicos eficientes e do paisagismo levaram em consideração as questões ambiental, social, cultural e de viabilidade financeira.
O empreendimento prevê eficiência na gestão dos resíduos, da água e energética, para que sua ocupação minimize ao máximo seu impacto no meio ambiente, para se tornar referência no balneário, e na esperança de que os próximos tenham essa responsabilidade.
Apesar de ser um projeto pontual, pode-se perceber que o desenvolvimento do trabalho, mostra a relevância da abordagem de um projeto arquitetônico sustentável, sendo um exemplo de construção que a sociedade deve valorizar de agora em diante.
Os condomínios são extremamente importantes porque compõem uma parcela significativa da habitação do município, sendo relevante seu relacionamento positivo com a paisagem urbana, pois são estes que acarretam os maiores impactos ambientais no município e podem ser agregadores nos outros aspectos da sustentabilidade.
Vislumbra-se que a prática da sustentabilidade na construção civil é essencial para vida no planeta.
O Projeto do Condomínio de Veraneio Sustentável na Armação dos Búzios participou da cerimônia do VIII Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa em São Paulo no ano de 2011; foi publicado em parte, como um artigo no Congresso Nacional de Excelência em Gestão em 2012; participamos do Prêmio Jovem Cientista de 2011 e em 2012 do II Seminário de Arquitetura, Urbanismo e Design da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua portuguesa de Lisboa, no tema Arquitetura Verde.
Centro Cultural e Profissionalizante
A implantação escolhida surgiu de uma série de estudos que convergiram com a necessidade de criar um elemento contemporâneo forte na fachada para contrastar com as antigas ruínas já existentes no terreno. Sendo proposta uma caixa de vidro de 12 metros de altura que, apesar de imponente, não inferioriza as antigas ruínas. Ao mesmo tempo, um gradil horizontal aparece como elemento de ligação entre o presente e o passado arquitetônico do local.
A entrada acontece por essa caixa de vidro chegando a um hall com pé-direito triplo coberto parcialmente por um mezanino, junto as esquadrias, que contorna o vão livre. A fachada de vidro não pega sol forte diretamente já que o prédio vizinho faz sombra na fachada norte grande parte do dia. Logo que se entra uma mesa de atendimento, que inicialmente serve como apoio aos que chegam, funciona como barreira física para possibilitar o controle de entrada e saída do Centro. Ao passar por esta recepção o visitante chega a um pilotis iluminado naturalmente graças a área descoberta que permite, além da integração visual entre os pavimentos, a circulação de ar e a entrada de luz. Este pilotis, destinado a exposições dos alunos do curso de artes plásticas, dá acesso a administração, as salas de exposição coberta, a outro prisma de circulação vertical e aos banheiros.
No primeiro pavimento salas de aula e de desenho se ligam ao bloco posterior que abriga a maqueteria e a sala de informática por uma passarela criada pelo modulo do térreo. A maqueteria consiste em um aquário de vidro e seu interior pode ser visto de todos os pontos de circulação.
Ao chegar ao segundo pavimento o grande terraço descoberto funciona como passarela para desfiles e exposições de alunos do curso de moda.
Casa
Casa com programa pequeno, inserida em área verde. Habitação de dois pavimentos, com três suítes, sala de estar e jantar, lavabo, cozinha, churrasqueira, áreas externas integradas com o meio ambiente.
Ecovila e Casa
Como responsáveis pelo mundo construído, e conseqüentemente sobre seu impacto no ambiente natural, pretendemos com este projeto adquirir conhecimento e atuar sobre uma vertente hoje tida como alternativa, porém prioritária ao nosso desenvolvimento: a sustentabilidade.
Para tanto, a proposta deste trabalho baseia-se na concepção de uma casa ecológica que, apoiada nos recursos da ecovila, é capaz de fornecer meios de sobrevivência independentes de fatores externos, sem causar impacto ambiental e sem gerar lixo. Seus recursos básicos são provenientes da natureza, atrelados à técnicas construtivas ecológicas capazes de oferecer ao morador o mesmo conforto de uma casa convencional, com mais saúde e qualidade de vida.
O terreno escolhido encontra-se na estrada Teresópolis- Friburgo Km 28, Região Serrana do Rio de Janeiro, e pertence hoje ao “Condomínio Moradas do BomSucesso”, que tem seu loteamento, casa administrativa e acessos mantidos e adaptados para o tipo de assentamento sustentável proposto.
O lote indicado para a implantação da casa (nº35), encontra-se na parte mais alta do terreno e oferece exemplos de situações ambientais específicas como declividade, sombreamento, caminhos d`água, além das características típicas da região, como o solo argiloso, baixa temperatura, alta umidade em determinadas épocas do ano e chuvas fortes.
Toda casa foi projetada a partir das possibilidades de utilização do bambu e do adobe, agregando técnicas ecológicas de suporte ao seu funcionamento, além do aproveitamento da vista, tornando-se então, capaz de servir de exemplo para futuras moradias, estudantes e até mesmo pessoas interessadas em soluções para a própria morada.
Loja
Projeto e obra executado na loja.
Obra completa: hidráulica, elétrica, revestimentos, gesso, pintura.
Aditivos: Instalação Aparelho Split e Sistema de monitoramento externo e interno.
Sala e Quarto
Projeto elaborado no escritório.
Apartamento localizado no bairro das Laranjeiras.
Sala e Quarto
Projeto elaborado no escritório e móveis comprados na loja.
Playground
Projeto elaborado no escritório e móveis da loja.
Programa: Salão de Jogos dos adultos - Sala de Cinema - Sala de Estudos - Salão de Jogos dos adolescentes
Empresa
Projeto elaborado no escritório e móveis da loja.
Dois andares de salas de escritório, copa, banheiros e uma sala de reunião, além do projeto das fachadas.
Apartamento Itaipava
Projeto elaborado no escritório e móveis da loja.
Apartamento composto por 3 suítes, sala, cozinha e varanda.
Apartamento Copacabana
Projeto, obra e móveis da nossa empresa.
Apartamento composto por sala, varanda, cozinha, escritório e suíte.
Apartamento Leme
Projeto elaborado no escritório e móveis da loja.
Apartamento composto por sala, cozinha, 1 suíte e 1 quarto.