SustenArq / Rio de Janeiro- Rua das Laranjeiras 103- Loja E / Telefone (21) 3169-8468 / sustenarq@hotmail.com /© 2010 by SustenArq

Intervenções Pontuais

Em empresas, shoppings, escolas, lojas, condomínios horizontais e verticais, casas e sobrados  viabilizamos projetos que gerenciam a energia, a luz, a água e os resíduos.

Alguns destes sistemas são: sistema fotovoltáico, teto verde, painéis solares, estação de tratamento de esgoto, captação da água da chuva, compostagem, iluminação de led, sensor de presença, dentre outros.

De acordo com a análise cada caso propomos as intervenções necessárias.

Sistema Fotovoltáico

 

É um sistema capaz de gerar energia elétrica através da radiação solar.

Existem dois tipos básicos de sistemas fotovoltaicos: sistemas isolados (off-grid) e sistemas conectados à rede (grid-tie).

O principal benefício é a produção de energia, reduzindo a conta de luz, ou a eliminando a custo zero e dependendo do caso receber recursos caso gerar para a rede pública.

Teto Verde

 

 Algumas vantagens:

  • Podem ser empregados tanto em climas quentes como em climas frios;

  • Regulam a temperatura interna;

  • A água da chuva escorre com menos intensidade;

  • Valor Estético;

  • Ganho de uma área natural, que pode se tornar de convivência;

  • Valoriza o condomínio/ apartamento/casa.

Painéis Solares

A utilização dos painéis solares com a intenção de aquecer a água do banho, economiza energia, além do produto ter uma vida útil em torno de 20 anos, não existe restrição para a instalação, basta ter uma boa condição de recebimento de Sol.
Os custos com aquecimento da água correspondem a uma parte considerável da conta de luz na maioria das residências brasileiras. Parte desse orçamento pode ser reduzida com a instalação dessas placas solares, que têm sido barateadas devido à isenção de impostos e também pelo aumento da procura. Os benefícios vão além da simples economia. As placas solares não precisam de nenhum combustível para funcionar, elas produzem energia limpa, renovável e sustentável, diferente do uso do gás, óleo e carvão.

 

Estação de Tratamento de Esgoto

 

Trata as águas residuais de origem doméstica e/ou industrial, comumente chamadas de esgotos sanitários ou despejos industriais, para depois serem escoadas para o mar ou rio com um nível de poluição aceitável através de um emissário, conforme a legislação vigente para o meio ambiente receptor.

Captação da Água da Chuva

 

O Reaproveitamento da Água da Chuva veio para completar o abastecimento do local, onde não é necessária água potável, como descargas dos banheiros e na irrigação do jardim. O processo começa com a captação da chuva no telhado. O reaproveitamento da água da chuva, além de ajudar a economizar dinheiro e água potável, contribui para diminuir a escassez hídrica que afeta algumas regiões.

Onde usar essa água:

  • Em vasos sanitários;

  • Quando você for regar o jardim e a horta;

  • Na lavagem de carros e de pátios;

  • Em condomínios onde há espaço para lazer;

  • Para lavar vidros e coisas dentro de casa.

Compostagem

 

É o conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos por organismos heterotrófos aeróbios, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em substâncias úmicas e nutrientes minerais.

Iluminação LED

 

A lâmpada led é fabricada com material semicondutor semelhante ao usado nos chips de computador. Quando percorrido por uma corrente elétrica, emite luz; resulta-se em uma peça muito menor. Por ser uma peça muito menor, consome menos energia e tem uma durabilidade maior. Enquanto uma lâmpada comum tem vida útil de 1.000 horas e uma fluorescente de 10.000 (dez mil) horas, a LED rende entre 20.000 (vinte mil) e 100.000 (cem mil) horas de uso ininterrupto.

É mais eficiente, iluminando mais com a mesma quantidade de energia. Uma lâmpada incandescente converte em luz apenas 5% da energia elétrica que consome. As lâmpadas LED convertem até 40%. Essa diminuição no desperdício de energia traz benefícios evidentes ao meio ambiente.

Sensores instalados nos ambientes acenderão as luzes apenas quando houver pessoas ou a iluminação natural diminuir, será importante pois reduzirá a tarifa da conta de energia elétrica e as pessoas não precisarão se preocupar em acender lâmpadas, causando um maior conforto e domínio sobre os ambientes. 

Energia Eólica

 

Energia eólica é a transformação da energia do vento em energia útil.

A energia eólica pode ser produzida em qualquer região, é limpa, não produz gases de efeito de estufa durante a produção. O impacto ambiental é geralmente menos problemático do que o de outras fontes de energia.

                                 

                                     Fazemos o projeto, executamos a obra, vendemos e montamos os móveis.

                                           

                                 

                                     Seu apartamento ou sua empresa do jeito que você sempre sonhou, sem stress.